miércoles, 23 de febrero de 2011

8 DE MARÇO: O "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

8 DE MARÇO: O "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

Breve história do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Acontece no Brasil 
- A participação feminina no mercado de trabalho é do 64%, a masculina, do 85%.
- O trabalho doméstico é a categoria que empregam o maior número de mulheres no Brasil (cerca de 6,5 milhões de mulheres no país), 500.000 deles com menos de 18 anos
- A renda estimada delas é menor que dois terços da deles
- O numero de brasileiros aptos a votar em fevereiro de 2010 era de 132,6 milhões de eleitores, as mulheres já superam os homens no eleitorado em praticamente cinco milhões de votos.
- A percepção de salários para o mesmo tipo de trabalho no Brasil é uma das piores do mundo, colocando o país em 123º
- As mulheres representam apenas 9% dos parlamentares no Brasil e somente 7% dos cargos de nível ministerial. O pais está, respectivamente, na 108ª e 102ª colocação nesses itens.
- A mulher negra continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país. Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a mulher negra apresenta menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial.
- Em media, cada dia no Brasil, mais de 2700 mulheres são vitimas da violência doméstica e mais de 1 milhão por ano.
- A cada 15 segundos, uma mulher brasileira e agredida.
- A violência doméstica é a maior causa de morte e invalidez das mulheres com idades entre os 16 e os 44 anos de idade.

O quê podemos fazer?
- Daqui até o 8 de março podemos divulgar ou difundir este ou outros documentos similares para a sensibilização ou informação da comunidade
- Animar em nossos lares, escolas, igrejas, locais de trabalho a realização de conversas, pregas, debates, seminários, mobilizações publicas pacificas, etc. sobre a importância da data, mais especialmente, da causa
- Fazer pequenas coisas no cotidiano que amorosa, mas firmemente, desafiem aos outros e outras a construir um mundo melhor em equidade e dignidade.

Referencias

·         Http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
·         O Relatório Global de Desigualdade de Gênero 2010, - Elaborado pelo Fórum Econômico Mundial 
Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bundesarchiv_Bild_183-09915-0001,_Berlin,_Unter_den_Linden,_Ruinen,_Bildtafeln.jpg

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por visitarnos y por dejar su comentario.